Secretaria de Saúde confirma mais 4 casos de varíola dos macacos, todos na Capital

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou, ontem (29), mais quatro casos positivos para varíola dos macacos em Campo Grande, doença cientificamente chamada de Monkeypox. Agora são cinco casos confirmados na Capital, a única cidade sul-mato-grossense com confirmações até agora.

Em nota, a SES informou que o vírus foi identificado através de exames laboratoriais e os pacientes foram isolados enquanto aguardavam os resultados. Eles já estão com as lesões cicatrizadas e sem risco de transmissão.

Ao todo, Mato Grosso do Sul contabiliza 12 casos suspeitos da doença, sendo quatro em investigação, três descartados e cinco confirmados. No entanto, os casos em investigação pela Vigilância Estadual e Municipal não configuram transmissão comunitária da doença, relatou a SES.

“Neste sentido, medidas de prevenção devem ser tomadas, principalmente, evitar contato íntimo com pessoas desconhecidas e o contato com secreção de lesões de pessoas suspeitas”, informou a SES, em nota. Os principais sintomas da doença são febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e feridas na pele. Uma das principais formas de contaminação é o sexo.

Em nível nacional, a primeira morte em decorrência a Monkeypox foi registrada na quinta-feira (28), em Belo Horizonte (MG). Trata-se de um homem de 41 anos, que estava sendo acompanhado com outras condições clínicas graves.