A SES (Secretaria Estadual de Saúde) autorizou, ontem (08), a vacinação de idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde com a 4ª dose da vacina contra a Covid-19. Anteriormente, o reforço na vacinação estava restrito a pessoas acima de 18 anos com alto grau de imunossupressão.
Ainda de acordo com a SES, todas as cidades estão autorizadas a iniciar a imunização do novo público imediatamente. Há estoque para vacinar os 58 mil profissionais da saúde e os 280 mil idosos de Mato Grosso do Sul.
O reforço deverá obedecer ao aprazamento de 4 meses após a terceira dose recebida, tanto para os profissionais da saúde quanto para os idosos. No caso de gestantes e puérperas, o intervalo deverá ser de 5 meses, sendo vedada a aplicação de AstraZeneca e Janssen.
A liberação está relacionada com a Ômicron, pois se observou um número de óbitos expressivo entre quem tem mais de 60 anos de idade. Por isso, há a necessidade de reforçar a imunização desse público e também proteger os profissionais que estão na linha de frente.
A extensão do público foi decidida em acordo com o COE (Centro de Operações de Emergência) do governo do Estado e a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), vinculada à SES.