Procon encontra variação de até 849% no preço do exame para detectar câncer de próstata

Pesquisa do Procon realizada junto a 13 estabelecimentos de Campo Grande nos últimos dias aponta variação de até 849% no preço de dos exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), utilizados na detecção precoce do câncer de próstata. As equipes encontraram laboratórios com valores que variam de R$ 9,90 a R$ 94,00.

O menor valor encontrado foi na Master Lab Laboratório de Análises Clínicas, localizada na Rua Don Aquino, 2.172, Centro, enquanto o maior valor aferido pelos pesquisadores do Procon foi Laboratório Bioclínico MS, que fica na Rua Padre João Crippa, 1.018, também no Centro.

Com base nos resultados obtidos, o Procon pretende adotar medidas que promovam a transparência e a equidade na cobrança dos exames de PSA na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) enfatiza que durante todo esse mês de novembro intensificou as orientações e atendimento com um calendário de ações aos homens em toda a rede pública de saúde.

O órgão de defesa do consumidor também recomenda que os consumidores interessados em realizar o exame de PSA em clínicas particulares para detecção do câncer de próstata, pesquisem previamente os preços praticados pelos laboratórios e verifiquem a qualidade dos serviços oferecidos.