Prefeita anuncia realização de concurso público com mais de 2 mil vagas para a educação

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), anunciou, no fim da tarde de ontem (4), a publicação do Decreto nº 15.848, de 4 de março de 2024, que autoriza a realização de Concurso Público de Provas para cargos efetivos Administrativos da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande.

Segundo ela, estão previstas mais de duas mil vagas para diversas funções administrativas da Semed. A previsão é de que o concurso disponibilize uma ampla gama de cargos, incluindo o de Assistente de Educação Infantil, Assistente de Inclusão Escolar, Merendeiro, Assistente Administrativo II, Monitor de Alunos, Motorista de Transporte Escolar, entre outros.

Conforme a prefeita Adriane Lopes, dois Projetos de Leis do Executivo serão encaminhados à Câmara Municipal, um para ampliação de vagas, e outro para a criação do cargo de Assistente de Educação Infantil (AEI).

“A Prefeitura prioriza a qualidade da educação e esse é um compromisso firmado com a sociedade. Os projetos serão encaminhados aos vereadores que junto com o Executivo estão empenhados na garantia da promoção de uma educação de qualidade aos estudantes da Rede Municipal. Esse concurso vai contemplar os profissionais e fortalecer ainda mais a rede pública municipal”, declarou para a imprensa.

A elaboração do Edital do Concurso está em processo de elaboração e será publicado após a apreciação e posterior votação da proposta na Casa de Leis. A substituição dos contratados por servidores efetivos terá um impacto positivo também na Previdência do Município (IMPCG), direcionando os tributos atualmente destinados pelo INSS para o instituto municipal.

Ambas as medidas garantem a isonomia e transparência no processo seletivo, atendendo aos requisitos do Tribunal de Contas (TAG) e demais órgãos de controle. O projeto para criar o cargo de AEI assegura a estabilidade psicossocial dos alunos da Reme. “Esse é um pleito antigo dos pais dos primeiros anos, principalmente, que garante a continuidade dos profissionais que assistem a esses alunos”, justifica a chefe do Executivo Municipal, que enfatiza também que o ambiente educacional deve ser inclusivo e respeitoso, onde cada aluno, independentemente de suas diferenças, possa receber a assistência adequada para alcançar seu pleno potencial.