Polícia prende na fronteira líder de facção gaúcha aliada do PCC e procurado no Brasil

A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) prendeu, nesta quarta-feira (11), na fronteira com Mato Grosso do Sul, o líder da facção criminosa gaúcha Anti-Bala, Leonardo Silva de Souza, que é considerado um dos bandidos mais procurados do Rio Grande do Sul. Ele foi detido em um condomínio fechado em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS).

Leonardo de Souza dormia na sala da casa térrea do condomínio quando os agentes arrombaram a porta e o dominaram sob a mira de armas automáticas. “Perdeu, perdeu”, gritou um dos agentes. De acordo com a agência antidrogas do Paraguai, ele é procurado no Brasil por vários homicídios e tem antecedentes por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A facção “Anti-Bala” é aliada de outra organização criminosa brasileira, o PCC (Primeiro Comando da Capital), que atualmente comanda o crime organizado na linha internacional entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã. Além de manter a aliança com o PCC na fronteira, a facção negocia e organiza em conjunto as atividades criminosas no Rio Grande do Sul.

A “Anti-Bala” foi criada em 2016 no Rio Grande do Sul. Formada por grupos criminosos até então independentes, a organização nasceu para fazer frente à “Bala na Cara”, a principal facção em atividade no Estado gaúcho.