Pistoleiros resgatam e executam adolescente e agente de saúde é morta com três tiros

Após uma pequena trégua nas execuções cometidas na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, os pistoleiros assassinaram, nas últimas 12 horas, duas pessoas em Ponta Porã (MS).

A primeira foi a agente de saúde Wanda Santana, de 45 anos, que foi vítima de atentado no fim da tarde de ontem (29) e faleceu horas mais tarde no Hospital Regional, enquanto a segunda foi do adolescente Wesley Agostinho da Silva, de 17 anos, que foi resgatado da Unei (Unidade Educacional de Internação) Mitai na noite de ontem e morto na madrugada de hoje.

Com essas mortes, o número de execuções na região chega a 173 somente neste ano, sendo 14 mortes em janeiro, 10 em fevereiro, 21 em março, 8 em abril, 18 em maio, 16 em junho, 16 em julho, 19 em agosto, 17 em setembro, 16 em outubro e 18 em novembro. No caso de Wanda Santana, ela foi vítima de atentado na tarde de ontem quando estava em uma oficina na Rua Belém, no Bairro Vila Áurea.

Um homem de camiseta branca e calça jeans chegou ao local em uma motocicleta Bis, de cor preta, e atirou contra a agente de saúde, fugindo em seguida. À Polícia Civil, o dono do estabelecimento contou que ouviu os disparos e, quando olhou em direção à vítima, ela já estava caída no chão.

Informação inicial é de que Wanda Santana tinha sido atingida por quatro tiros, sendo socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhada para o Hospital Regional de Ponta Porã onde foi submetida a cirurgia, mas acabou não resistindo aos ferimentos e morreu.

Já o adolescente Wesley Agostinho foi encontrado morto na madrugada desta terça-feira (30) com dezenas de tiros de fuzil na cabeça, que foi dilacerada pelos disparos. O rapaz tinha sido resgatado horas antes da Unei Mitai, na Avenida Tamandaré, no Bairro Manoel Padial. Pelo menos seis homens armados com fuzis invadiram o local e tiraram a vítima da unidade.

Cumprindo medida socioeducativa no local, Wesley Agostinho foi resgatado pelo bando, que imobilizou os agentes da Unei com uma fita preta, a mesma que foi usada para amarrar a vítima. O rapaz foi encontrado morto na Rua das Flores, a cerca de 3,7 km da unidade socioeducativa.

Ele estava apreendido desde o dia 19 de dezembro, quando foi flagrado pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) com um fuzil, uma pistola 9 mm, luvas e cinco toucas ninjas.