Cuidado consumidor, Procon alerta população da Capital sobre golpe do “falso processo”

O Procon emitiu alerta à população de Campo Grande para o novo golpe de estelionato chamado de “golpe do falso processo”, que consiste na vítima receber uma carta de um escritório de advocacia pedindo para entrar em contato, pois tem uma causa transitada e julgada com indenização para receber em uma ação previdenciária e que o valor está disponível. Entretanto, a vítima precisa transferir certa quantia em dinheiro que seria referente “às custas processuais”.

Os falsos processos geralmente se referem a instituições de previdência privada, como Capemi – Caixa de Pecúlios, Gboex, Montepio Mongeral e outras. Para dar veracidade ao golpe, foi colocado indevidamente o nome e registro profissional de advogada com experiência na área. Inclusive a profissional registrou boletim de ocorrência por estarem utilizando seu nome em golpes.

A Superintendência do Procon aconselha que a população desconfie sempre desse tipo de situação. Se receberem qualquer comunicação dizendo que você tem dinheiro para receber em uma ação que você não entrou é golpe, pois não existe pagamento de custas judiciais em que a pessoa não assinou procuração anteriormente. O golpe do falso processo não é novo, pois há registros em Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e agora o golpe começa a fazer vítimas em Mato Grosso do Sul.