Pesquisa do Procon encontra variação de até 26,32% no botijão de gás de cozinha na Capital

Levantamento realizado pelo Procon, no dia 3 de julho, junto a 25 estabelecimentos comerciais de Campo Grande, encontrou variação de até 26,32% no preço do botijão de gás de cozinha de 13 quilos.

 

Essa oscilação de valores foi encontrada na comparação do preço de R$ 95,00 cobrado pela Família Gás, localizada na Rua Senhor do Bonfim, 1.322, no Parque dos Novos Estados, e o de R$ 120,00 na Brasil Japão Moto Gás e Água, que fica na Rua Brás Cubas, 34, Vila Carvalho, e na Carandá Gás, na Rua Vitório Zeola, 1.182, Carandá Bosque.

 

Segundo o Procon, no dia 1° de julho a Petrobras autorizou uma redução de 3,9% no preço do botijão de gás de cozinha, porém, conforme a pesquisa, essa diferença não foi sentida no bolso do consumidor.

 

Por isso, o órgão de defesa do consumidor recomenda um levantamento de preços antes de comprar, pois poderá encontrar promoções pontuais nos estabelecimentos comerciais.

 

O Procon ainda orienta que o consumidor negocie com o revendedor para conseguir um desconto à vista e na taxa de serviço de entrega para que possa economizar.

 

Além disso, é imprescindível sempre exigir a nota fiscal de compra, que é uma garantia de que o botijão e o estabelecimento estão regulados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).

 

Dependendo da forma de pagamento utilizada pelo consumidor (crédito, débito, dinheiro e PIX) pode haver variação para mais ou para menos, portanto, é bom prestar atenção ao escolher a marca do produto, pois isso influencia no valor final a ser pago pelo consumidor.