Operação Collector: PF apreende 80 veículos de luxo em garagem que lavava dinheiro para quadrilha

Durante a Operação Collector, deflagrada ontem (16) pela Polícia Federal em Naviraí (MS), foram apreendidos 80 veículos de luxo em duas revendas da cidade, incluindo uma caminhonete Toyota Hilux e uma Dodge Ram, entre outros.

Não houve prisões e as empresas ficam na Avenida Campo Grande e na Avenida Amélia Fukuda. As duas eram usadas para lavar o dinheiro da quadrilha especializada no contrabando de cigarros e que movimentou R$ 200 milhões com o crime.

Foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens. Ainda durante a operação foram apreendidos dólares, joias e grande quantidade de dinheiro em espécie. A organização criminosa alvo da PF fazia a lavagem de dinheiro do contrabando de cigarros na região do Cone Sul do Estado.

Vários anéis e pulseiras foram apreendidos em uma das casas dos alvos da operação, assim como dois veículos. Cadernetas da organização criminosa também foram apreendidas, além de quatro celulares. Ainda não há informações do montante apreendido.

Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, 21 ordens de sequestro e a suspensão de atividade de seis empresas, nas cidades de Naviraí, Caarapó, Itaquiraí e Mundo Novo. Segundo a PF, durante a investigação, foi comprovado que a organização contratava grupo criminoso especializado na cobrança de dívidas do crime.

O grupo efetuava as cobranças em diversos estados do país e, após o recebimento do pagamento por dação em pagamento – entrega de veículo, imóveis -, outro grupo criminoso, que tinha empresários, assumia a autoria com a liquidação dos bens, normalmente com a compra e venda de veículos.

Para operacionalizar todo o esquema, eram feitos atos de lavagem de capitais. Estima-se que a movimentação bancária do grupo tenha ultrapassado R$ 200 milhões em cinco anos.