Novo chefe do PCC preso em Ponta Porã é apontado como líder do “Justiceiros da Fronteira”

O novo chefe da facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital) na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, Anderson Menezes de Paula, de 32 anos, mais conhecido como “Tuca”, que foi preso em Ponta Porã (MS) durante operação conjunta da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) com a Polícia Federal na tarde de domingo (3), é apontado como líder do grupo de extermínio “Justiceiros da Fronteira”.

Informações de investigadores que atuaram na Operação Fronteira Segura 3, desencadeada pelos dois países e que estouraram o ‘escritório do crime’, indicam que Tuca, estava prestes a assumir o comando do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Pedro Juan Caballero, de acordo com publicação do ABC Color.

Anderson Menezes de Paula, segundo a polícia paraguaia já operava na fronteira, mas ainda sem o rótulo de líder da facção, mas como líder do novo grupo que se autodenominou “Justicieros de la Frontera”, e que tria cometido pelo menos uma dúzia de crimes nos últimos três meses na região.

Tuca seria o responsável por execuções e decapitações, na cidade de Amambai, além da tomada de uma cidade inteira para a execução de assaltos a banco. Ele tinha a confiança do alto escalão do PCC e assumiu dentro da facção a função de explosivista. Foram 3 operações em Pedro Juan Caballero e outras 8 em Ponta Porã.

Anderson é conhecido por seu perfil violento vinculado ao tráfico de drogas, assaltos a bancos e caixas eletrônicos. Outros integrantes que receberam a missão de consolidar o grupo para ações criminosas também foram presos:  Willian Meira do Nascimento, o ‘Bruxo’, brasileiro que se especializou como explosivista, Francisca Kelly e  Alfredo Giménez Larrea.