Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que Mato Grosso do Sul alcançou o 2° lugar entre as unidades federativas no número de pessoas que trabalham em veículo próprio, com um aumento de 132% entre 2012 e 2023.
No ano de 2023, cerca de 79 mil pessoas – o equivalente a 7% da população ocupada – utilizavam seus próprios veículos como local de trabalho. Essa categoria engloba motoristas e entregadores de aplicativos.
O levantamento também revelou que o Amazonas ficou em terceiro lugar, com 6,7% dos ocupados nesta categoria, enquanto o menor percentual foi observado em Mato Grosso, com 2,8%. Esses números refletem uma tendência de crescimento no trabalho autônomo.
Já em comparação com 2022, quando cerca de 64 mil pessoas (5,7% dos ocupados) trabalhavam nessa condição, e com o ano de 2012, quando o número era de 34 mil trabalhadores (3,7% dos ocupados), o crescimento foi expressivo, alcançando 132% ao longo do período analisado.
Esses dados também colocam Mato Grosso do Sul em destaque, atrás apenas do Acre, que registrou 7,2% de trabalhadores ocupados em veículo próprio em 2023. Outro fator de pesquisa foi o local de trabalho dos entrevistados apontou que, do total de 1,12 milhão de pessoas ocupadas, a maioria trabalhava em estabelecimento do próprio empreendimento no Estado.