Janeiro termina com 14 execuções na fronteira e 3 sobreviventes de ataque de pistoleiros

O mês de janeiro na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul terminou com 14 execuções praticadas por pistoleiros da região e 3 sobreviventes de um ataque orquestrado na noite de ontem (31) em Ponta Porã (MS). Os dois últimos assassinatos do mês, apesar de terem ocorrido em San Bernardino, cidade paraguaia às margens do Lago Ypacaraí, os alvos eram traficantes de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS).

Segundo a Polícia Nacional do Paraguai, o ataque aconteceu durante um show com pelo menos 20 mil pessoas e, entre os mortos, estão a empresária e influenciadora digital Cristina Vita Aranda, mulher do jogador de futebol Tito Torres, do Olímpia, e Marcos Ignacio Rojas Mora, que seria ligado ao narcotráfico da fronteira.

Entre os feridos estão outros dois narcotraficantes: José Luis Bogado Quevedo, 38 anos, e Marcelo Monteggia. Os três estariam juntos na festa, assim como outros bandidos que escaparam ilesos. Os autores do ataque ainda não foram identificados. Uma caminhonete Toyota Hilux branca, com registro de Pedro Juan Caballero, foi apreendida perto do anfiteatro. O veículo seria de Marcelo Monteggia.

A polícia paraguaia afirma que o alvo principal era José Luis Bogado Quevedo, com mandado de prisão internacional e procurado pela Justiça brasileira. Ele mora em Pedro Juan Caballero, mas teria se instalado há uma semana em San Bernardino, cidade estratégica para os traficantes da fronteira. O traficante de drogas tem 34 processos abertos no Brasil e conta com ordem de prisão para fins de extradição, o que deve ocorrer logo após a alta médica.

Atentado

Já em Ponta Porã três pessoas sobreviveram a um atentado a tiros, ocorrido na noite desta segunda-feira (31), no Bairro Parque dos Ipês.  Em depoimento à Polícia Civil, um dos sobreviventes, de 39 anos, contou que seguia pela Rua Osvaldo Cruz em um veículo Astra, acompanhado da namorada, de 27 anos, quando um atirador saiu de dentro de um açougue e começou a disparar em direção ao veículo.

Um dos tiros atingiu o para-brisa do Astra. O casal então fugiu para a residência da irmã do rapaz, mas foi perseguido por um outro veículo. Ao chegar em frente ao endereço, houveram mais disparos que atingiram o porta-malas do Astra e o pára-brisa do outro veículo Range Rover onde estava a irmã do homem, de 22 anos.

Diante dos disparos, a jovem se protegeu atrás do painel do veículo, e acelerou o carro até se distanciar dos criminosos. Os atiradores fugiram na sequência. As vítimas não souberam informar o modelo ou cor do carro utilizado no atentado, ou sequer a fisionomia dos criminosos. A tentativa de homicídio será investigada pela 1.ª DP (Delegacia de Polícia) de Ponta Porã onde o caso foi registrado.