Investigação de esquema comandado pelo vereador mostra maços de dinheiro de propina

A investigação realizada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), por solicitação da 3ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia, revelou que o vereador de Campo Grande e ex-secretário municipal de Finanças de Sidrolândia, Claudinho Serra (PSDB), Ueverton da Silva Macedo, o “Frescura”, e Ricardo José Rocamora Alves eram os líderes do esquema de corrupção.

O Gecoc e o Gaeco verificaram em suas interceptações que os envolvidos no esquema pediam emissões de notas fiscais, a mando de Claudinho Serra, para pagamentos de propinas. Em uma das conversas, um dos envolvidos mostrou um maço de dinheiro para indicar a necessidade dos pagamentos. O Gaeco também fala em uma suposta “voracidade” de Claudinho Serra.

Também foram alvos de mandados de busca e apreensão, os mesmos nove que foram alvo de prisões preventivas, além de Luiz Gustavo Justiniano Marcondes, Jacqueline Mendonça Leiria, a empresa MP Assessoria e Cnsultoria e Serviços Ltda, Rafael Soares Rodrigues, Paulo Vítor Famea, Heberton Mendonça da Silva, Roger William Thompson Teixeira de Andrade, Roberta de Souza, Valdemir Santos Monção, Cleiton Nonato Correia, GC Obras de Pavimentação Asfáltica Ltda, Edmilson Rosa, Ar Pavimentação e Sinalização, Fernanda Regina Saltareli, CGS Construtora e Serviços, Izaquel de Souza Diniz (Gabriel Auto Car), Yuri Morais Caetano, Maxilaine Dias de Oliveira (pessoa física), Maxilaine Dias de Oliveira LTDA (pessoa jurídica) e Jânio José Silvério.

Como trata-se da terceira fase da operação do Gaeco, o montante das fraudes sob investigação na prefeitura de Sidrolândia já alcança R$ 15 milhões. Desta vez, eles identificaram uma ramificação da organização que atuava no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica.

A investigação mostra que, em 23 de setembro do ano passado, Ricardo Rocamora iniciou conversa com Frescura mandando uma foto de maços de dinheiro.

“Na sequência, Ueverton Macedo menciona sobre a necessidade de emitir notas fiscais ainda naquele dia, sendo que tal necessidade surgiu devido ao pedido de Cláudio Jordão Serra Filho (o Claudinho Serra), tratado nas conversas como “chefe”, afirmaram os promotores do Gaeco.

O Gaeco chega a falar em uma suposta “voracidade” de Claudinho Serra para subtrair recursos da prefeitura. “Ainda sobre o tema, os elementos de prova que serão apresentados demonstram a voracidade de Cláudio Serra Filho em desviar recursos públicos”.

Na decisão que autorizou a operação, o juiz de Sidrolândia, Fernando Moreira Freitas da Silva, falou da necessidade de prender Claudinho Serra e Carmo Name Júnior, mesmo com a saída deles da prefeitura daquela cidade. Claudinho atualmente é vereador em Campo Grande.

“Ambos têm possível relação direta com as empresas AR Pavimentação e Sinalização, GC Obras de Pavimentação, e CGS Construtora e Serviços Eireli, que tiveram o vínculo iniciado com a Prefeitura de Sidrolândia, logo após a chegada dele ao cargo de secretário, em 2022, contratadas pela municipalidade, via a modalidade convite, valores que totalizam aproximadamente R$ 12.000.000,00”, afirma o juiz.

“Ademais, ambos têm relação direta com Ricardo Rocamora, “Frescura” e Milton Matheus Paiva e as suas empresas, já que foram elas quem sustentaram, desde o início, a provável organização criminosa, continuando tais empresas com contratos atuais com a Prefeitura de Sidrolândia”, complementou o magistrado.