H3N2 causa mais duas mortes e número de óbitos no Estado sobe para 19 e doença segue avançando

Um novo boletim epidemiológico publicado nesta sexta-feira (14) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) revela mais duas mortes em Mato Grosso do Sul pelo vírus influenza H3N2, variante Darwin, e, com isso, o total de óbitos no Estado subiu para 19. Além disso, ainda conforme a SES, foram mais 12 novas hospitalizações por conta da gripe.

Os novos registros de mortes são de um homem de 54 anos de idade, que faleceu quarta-feira (12), e uma mulher, de 97 anos, que morreu ontem (13), sendo que eles eram, respectivamente, de Aquidauana e Campo Grande. Na quarta-feira, já tinham falecido uma mulher de 75 anos de idade, que faleceu no domingo (9) e tinha hipertensão, e um homem de 72 anos, que morreu terça-feira (11) e tinha pneumopatia crônica, sendo que eles eram, respectivamente, de Corumbá (MS) e Fátima do Sul (MS).

Na terça-feira, já tinham morrido três pessoas, uma mulher de 61 anos de idade de Corumbá e que morreu na segunda-feira (10), um homem de 47 anos que morava em Campo Grande e morreu no sábado (8) e uma mulher de 49 anos que também morava em Corumbá e morreu no domingo (9).

Os casos desta mutação da gripe começaram a crescer no fim de 2021, ao mesmo tempo em que surtos da cepa Darwin foram notificados em grandes cidades do País. Desde então, ao menos 193 pacientes sul-mato-grossenses foram internados com sintomas respiratórios graves causados pela enfermidade.