O rapaz Flávio Ricardo Androlage do Espírito Santo, de 28 anos, filho do proprietário da Fazenda Milagre, na região pantaneira do município de Corumbá (MS), foi atacado por uma onça-pintada no último fim de semana e, conforme os médicos da Santa Casa de Campo Grande, o fato de o jovem ter sobrevivido é um “milagre de Deus”.
Ele passou por cirurgia para lavagem das lacerações provocadas pelo felino em seu crânio, braços, mãos e pernas, sendo que, espalhados pelo corpo, os cortes foram profundos e ainda requerem cuidado especial. Até dentes da onça foram encontrados nos locais dos ferimentos, demonstrando que o ataque do animal era para ter sido letal.
O ataque ocorreu por volta das 17h de sábado (4), na Fazenda Milagre, e, na madrugada de domingo (5), a vítima foi transferida de helicóptero para a Santa Casa de Campo Grande, onde permanece internada, sob constante vigilância dos médicos, porém, felizmente, já sem risco de morte.
Nesta segunda-feira (6), pessoas próximas ao rapaz, que deram detalhes sobre como ele tem se recuperado no hospital da Capital, também falaram não saber como ele conseguiu escapar da onça. “Nem tocamos no assunto, não quisemos perguntar. Estamos respeitando o tempo dele, a hora que ele quiser falar. Isso só ele vai poder contar”, dizem.
O que se sabe é que Flávio do Espírito Santo trabalhava no campo na hora do ataque, junto de um funcionário que estava um pouco afastado quando a onça avançou. No entanto, rapidamente, o trabalhador rural teria acudido e ajudado o parceiro de lida a voltar para a sede, enquanto a onça fugiu para o meio da mata.
Autoridades acreditam que o jovem provavelmente se aproximou de uma carcaça da qual a onça estaria se alimentando e, para proteger a comida, seguindo seu instinto natural, o felino teria atacado. Flávio do Espírito Santo está bem, consciente, conversa normalmente e, às vezes, até ri, mas está assustado com o que aconteceu e ansioso para voltar à normalidade.
Na Santa Casa, todos têm ficado impressionados com a presença do rapaz, que já ficou conhecido por ter sobrevivido às garras e aos dentes de uma onça-pintada. Ele estaria agitado, com vontade de ir para casa e de voltar a se alimentar normalmente.
Muito querido na região onde vive, no coração do Pantanal de Corumbá, “Magrinho”, como é carinhosamente chamado, tem mobilizado uma corrente de oração entre os pantaneiros para sua recuperação. Nesse momento, a família prefere discrição e evita comentar o assunto, mas considera o fato de o jovem ter sobrevivido “um verdadeiro milagre”.