Família que trabalha em prol de causas sociais, tem recebido “fogo amigo” na reta final das eleições  

Assim como tem ocorrido nos últimos quatro anos, a velha política já começa a se incomodar com a ascensão de agentes públicos que mudaram o jeito de fazer política e mostraram que vieram para ficar entre os representantes de Mato Grosso do Sul no parlamento.

Na reta final das eleições, têm aumentado os ataques contra o deputado federal Loester Trutis (PL), candidato à reeleição e à sua esposa, candidata à deputada estadual.

“Os ataques vieram de ‘fogo amigo’, de gente que está há muito tempo na política, e está incomodado com a forma com que a população tem nos recebido”, disse o deputado federal Loester Trutis.

Raquelle Trutis, que desenvolve há pelo menos dois anos trabalho social em Mato Grosso do Sul, e tem forte atuação com as associações de pais e amigos dos excepcionais (Apae) de cidades como Campo Grande e Coxim, foi alvo de ataques de quem afirmava que ela fazia “filantropia fake”. “Eu sugiro aqueles que nos atacam, que procure alguma destas instituições e pergunte sobre o nosso trabalho, sobre o nosso carinho com os excepcionais e seus familiares.

A ação contra a família Trutis, conforme Loester, é mais um resultado dos oportunistas que, segundo ele, só aparecem para defender o presidente Jair Bolsonaro de quatro em quatro anos. “Eu foi neste quatro anos o deputado federal mais fiel ao presidente da República em Mato Grosso do Sul. Ele reconhece isso e me trata como uma das prioridades dele. A Raquelle tem se destacado por isso, e deixado muito político tradicional com medo da ascensão dela”, explicou.

Assistência

Trutis e Raquelle Trutis criaram, durante a pandemia de Covid-19, Centro de Triagem de Acolhimento para Famílias Especiais (CTAFE). Apesar de integrantes da velha política não enxergarem o trabalho do centro de triagem, a dona de casa Leila Borges, contou com o Trutis, Raquelle e o CTAFE para conseguir a cadeira de rodas de seu filho Gustavo, portador de deficiência. “Foi uma ajuda fundamental, e que fez toda a diferença para toda a minha família”, disse.

Durante seu mandato, Loester Trutis enviou emendas de mais de R$ 1 milhão para as Apaes. Em Campo Grande a Apae recebeu em 2021, equipamento que vai fazer com que a entidade ganhe em escala e qualidade no atendimento às crianças da Capital e região.

Trata-se do Panthera-Puncher, aparelho que custou R$ 400 mil e que foi adquirido com recursos federais, viabilizado por emenda do deputado federal Loester Trutis (PL).

O equipamento é um dos poucos do Centro-Oeste especializado na detecção de doenças raras. Dentre as utilidades do equipamento, está a realização do teste do pezinho em recém-nascidos.

Com a máquina que detecta doenças raras, a Apae poderá até ajudar na demanda de exames de triagem neonatal e exames pré-natais atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul.

O equipamento acelera em 90 vezes a rapidez do exame. Neste mês, a compra do equipamento foi lembrada inclusive pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, em live realizada no dia 12.

“Além de conseguirmos uma quantia recorde de emendas para o setor de segurança pública, algo que o governo de Mato Grosso do Sul reconhece, também mostramos que estamos preocupados com a assistência social. A gente mostra o nosso trabalho, ao contrário de muitos oportunistas por aí, que só aparecem em ano de eleição”, afirmou Loester Trutis.