Energisa MS: Consumidor sofre com erros e insensibilidade da empresa. Vai vendo!

Talvez nem soe como surpresa para a maioria dos nossos leitores, mas a pedido da consumidora J.H., farmacêutica, o Blog do Nelio abre espaço para o relato de uma sucessão de falhas da Energisa MS, que associadas à indiferença e insensibilidade da Empresa, demonstram que o olhar está apenas nos lucros, não importando o ônus que é imputado aos usuários da concessão pública.

Como dizia o saudoso Maurício Vargas, campograndense e fundador do Reclame Aqui: “toda empresa tem problemas. A diferença está em como elas resolvem”. E o que dizer de empresas que além de não resolverem, ainda criam problemas novos e maiores?

J. H. nos conta que sentindo-se ultrajada e sem sucesso nos canais da Empresa, publicou sua reclamação na Aneel, ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica e também enviou nos endereços de e-mail do Presidente do Grupo Energisa e dos principais diretores da Energisa MS.

“Eles precisam saber do que acontece no mundo real, fora das planilhas de lucro. Precisam saber dos erros absurdos que a empresa comete, pra ver se fazem alguma coisa. Sabendo estão. As mensagens chegaram até eles.”, relata a consumidora.

O CASO
“Estando com minha casa em obra, chegou o estágio em que foi necessário a troca do padrão de energia, e aí iniciou a saga.”, explica J.H.

•Em 16/11 na agência Energisa explicamos a necessidade do imóvel, INCLUSIVE MOSTRANDO AS FOTOS DO PADRÃO DE ENERGIA, e foi aberto o pedido de “VISTORIA PARA AUMENTO DE CARGA”. 

Informação oficial da Energisa pelo seu WhatsApp

•Durante o período de espera pela equipe, por diversas vezes consultei o sistema da Energisa para saber do andamento. No dia 21/11, através do WhatsApp, o sistema da empresa já pedia desculpas pelo atraso na execução do serviço. Ou seja, era a empresa admitindo, através de seu sistema público e oficial, o não cumprimento do serviço.

•No dia 23/11, às 10 horas a equipe da Energisa finalmente foi ao meu endereço e os técnicos simplesmente alegaram que o serviço solicitado não era o que deveria ser feito. O argumento foi de que “o serviço havia sido solicitado errado”.
Como pode isso, se foi justamente um funcionário da empresa, que diante da farta explicação de necessidade do Consumidor foi quem abriu o chamado?

•Foi então necessário abrir um novo pedido de serviço e um novo protocolo. Começava a contar um novo prazo.

•Diante dos absurdos procuramos a Ouvidoria, explicando o caso e pedindo que, diante do erro criado pela Empresa, que a mesma intercedesse para reduzir o novo prazo. O atendimento foi feito pelo operador Igor, às 15:48 (MS) do dia 23/11, com protocolo 2012950005.

Informação oficial da Energisa pelo seu WhatsApp

•Os dias passaram-se sem que a equipe Energisa fosse até o local atender o chamado.
No dia 28/11, através do WhatsApp da Energisa, mais uma vez a empresa assumia o atraso no atendimento. O canal da empresa, de forma pública e legal, dizia que seu prazo de atendimento estava extrapolado.

•Chegamos então ao dia 30/11, sem qualquer atendimento efetivo da empresa, e mais uma vez recorremos à Ouvidoria.
Fomos atendidos às 11:20 (MS) pela funcionária Andreia, com protocolo 2012950307.
A pessoa e o departamento que deveriam significar amparo ao Consumidor, limitou-se, de forma até arrogante, a dizer que a empresa estava no prazo e que deveria aguardar.
Foi explicado que tal prazo, em plataforma oficial da própria empresa, constava como vencido.
Conversa difícil e insensível, que demonstra que a Ouvidoria da Energisa é meramente protocolar, sem qualquer papel de ajudar de verdade o Consumidor, mesmo que diante uma sucessão de falhas da Empresa.

NEGANDO GRAVAÇÕES.
Ainda no mesmo contato com a Ouvidoria, o consumidor pediu a gravação das ligações feitas à Ouvidoria, a resposta foi de que “as gravações só são fornecidas com ordem judicial”, um absurdo que atenta contra o direito do consumidor e contraria o DECRETO Nº 11.034, de 5 de abril de 2022, que regulamenta a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

SUCESSÃO DE FALHAS
Para o consumidor, as falhas sequenciadas e em todos os setores mostram a fragilidade dos serviços prestados pela Empresa aos usuários e torna difícil acreditar que são fatos isolados.

E está certo o consumidor de buscar ser ouvido, seja diretamente com os gestores, nos canais governamentais e na imprensa.

A Energisa MS é uma concessão pública, que fatura, e muito, no nosso Estado, e deveria dar um atendimento à altura, em respeito a cada um dos sul-mato-grossenses.

Os absurdos relatados por este consumidor são um afronta a todos nós.

Nosso povo merece serviços de qualidade e respeito.