É muito diferença! Pesquisa aponta variação de até 72,66% nos preços de pneus em Campo Grande

Pesquisa realizada pelo Procon, no período de 22 a 27 de março, junto a 12 estabelecimentos especializados na venda de pneus em Campo Grande (MS), encontrou variação de até 72,66% nos preços dos produtos comercializados na cidade.

Essa maior oscilação de preço foi detectada no pneu da marca Goodyear Aro 14 175/65, sendo vendido a R$ 289,00 na Arca Pneus (Avenida Ceará, 2.675, no Bairro Vila Célia) e por R$ 499,00 no Master Pneus – Carrefour (Avenida Afonso Pena, 4.909, no Bairro Santa Fé).

Segundo o Procon, foram desconsiderados pela pesquisa os pneus importados e remold, quando se substitui a banda de rodagem, ombros e parede lateral do produto com novas camadas de borracha.

O órgão de defesa do consumidor lembrou que a execução de serviços associados a troca de pneus demanda ainda atenção dos consumidores para evitar golpes, promoções irregulares e cobrança de itens não solicitados.

Entre as dicas de prevenção está a pesquisa de preços em diferentes fornecedores, pedido de orçamento prévio detalhado, consulta a outro profissional especializado, exigência de nota fiscal, a verificação da marca do produto contratado e instalado, assim como a entrega das peças trocadas.

Segundo o Procon, cabe ao consumidor autorizar ou não a realização do serviço, que só pode ser executado com seu expresso consentimento. Este também encontra no Código de Defesa do Consumidor mecanismos de proteção contra venda casada, publicidade enganosa e vício de qualidade do produto.

Irregularidades na relação de consumo podem ser esclarecidas e tratadas por meio do Disque Denúncia 151, formulário fale conosco e reclamação online no site www.procon.ms.gov.br.