Demorou! Pressão funciona e secretário que usou calcinha como máscara pede para sair

A forte pressão sofrida pelo secretário municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos de Coxim, Wilson José dos Santos, 73 anos, que teve viralizado vídeo em que aparece com calcinha no rosto, dizendo que é um “novo sistema para evitar Covid” e que se curou de vez com a máscara, funcionou e ele pediu exoneração do cargo.

Depois de ter sido repudiado pelo prefeito de Coxim, Edilson Magro (DEM), mas ao mesmo tempo perdoado, Wilson dos Santos não aguentou a repercussão do caso e entregou o cargo, sendo que sua exoneração será publicada no Diário Oficial do Município e ainda não há um nome para assumir a vaga.

Segundo o site Campo Grande News, o MPE (Ministério Público Estadual) protocolou requerimento cobrando que a Prefeitura de Coxim dê esclarecimentos sobre a postura do então com o polêmico vídeo. As imagens foram feitas pela esposa do agora ex-secretário municipal na semana passada, na casa deles, quando ele se recuperava da Covid-19.

Wilson dos Santos vai até a sala e diz para a esposa que está usando proteção contra a doença. “Boa tarde, meu povo de Coxim! Esse é o novo sistema para evitar o covid. essa máscara aqui, quem tem coragem de usar, tem que usar 24h, tá, fica aí, ó, meu recado para nosso povo, para o Brasil, para o mundo todo. Moro aqui em Coxim, estou com problema do covid, mas graças a Deus, estou bem bom agora, comecei a usar essa máscara para dois dias para cá, mas, de vez, acabou tudo, tudo. (…) ó o recado aí para o povo do Brasil, tchau, Brasil”.

Enquanto filma, a mulher ri e fala que ele quer “furar o isolamento”, mostrando que ele está com a chave do carro na mão. A imagem teria sido compartilhada no grupo da família do secretário, mas acabou vazando e viralizou nas redes sociais. O vídeo circulou entre primos e irmãos de Wilson dos Santos, mas logo saiu do âmbito familiar.

Uma das pessoas que postou as imagens no Facebook foi a presidente do Coletivo Maria’s Coxinenses, Gleiycielli Nonato, que criticou o secretário, dizendo que o conteúdo foi sexista e machista, além de zombar da seriedade das medidas restritivas contra covid-19.

Gleycielli Nonato apagou o post depois, a pedido de familiar de Wilson dos Santos, justificando que a repercussão estava causando mal à saúde da filha dele, que está em tratamento contra a Covid. “Apaguei, por consideração, mas não retiro o que disse, não poderia deixar de dar minha opinião, mostrar indignação, foi desrespeito, além de tirar sarro das várias mortes que aconteceram em Coxim”, disse Gleycielli Nonato.

Ainda na entrevista ao site Campo Grande News, o secretário disse que não se abalou com as críticas. “Eu fiz uma brincadeira com minha esposa, dentro de casa, jamais ia sair para fora isso”, disse. Wilson dos Santos conta que o vídeo foi feito no último dia de resguardo depois de ter se infectado pela Covid e que estava “se liberando daquela situação”. A esposa mandou para o primo e ele para os irmãos, acabando por circular na cidade.

“Eu sou consciente de tudo, mas eu sou essa pessoa, sou assim, se não tivesse feito, ia fazer”, afirmou o secretário, acrescentando que não quis fazer mal a ninguém, mas também está “pouco se lixando” para o que pensam. “Se tem 10 contra mim, tem outros 25 a favor”. Também disse que cada um tem direito de interpretar como quiser. O secretário contou que, além dele, esposa, filhos e netos também foram infectados pela Covid e, por isso, reconhece a seriedade do assunto. “Eu vou lá criticar uma situação dessa?”.