Delegacia do Consumidor fecha empresas que vendiam consórcio como se fosse financiamento

A Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) fechou, ontem (3), duas empresas que ficam na Avenida Afonso Pena, entre a Rua 14 de Julho e Avenida Calógeras, acusadas de aplicar golpes do consórcio em clientes de Campo Grande.

Segundo o delegado Paulo Sá, titular da Decon, o golpe consiste em oferecer, pela internet, financiamento de imóveis e veículos, como se o bem fosse entregue imediatamente, inclusive, para pessoas negativadas, sem burocracia. No entanto, o que as vítimas estavam assinando era contrato de consórcio, que depende de lance ou sorteio para que sejam contempladas.

Ainda conforme ele, os suspeitos “printavam” anúncios de sites e vendiam como se os bens fossem deles. Quando os policiais chegaram ao local, se depararam com uma vítima, que foi até a empresa entregar R$ 10 mil, com a expectativa de dar entrada em um carro modelo Saveiro e sair dirigindo o veículo.

A mulher contou à Polícia que a vendedora disse a ela que assim que efetuasse o pagamento, já sairia com o utilitário. As empresas já foram interditadas pelo Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) no passado e alguns vendedores foram autuados pelo Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) por exercício irregular da profissão.

O local foi fechado e duas pessoas foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos. O caso foi registrado com propaganda enganosa e estelionato.

Vai vendo!!!