Com apoio do DEA dos Estados Unidos, polícia na fronteira fecha pra tentar barrar PCC

Desde o fim do ano passado quando o PCC (Primeiro Comando da Capital) iniciou uma campanha de recrutamento de “soldados” para formar um verdadeiro “exército” de 40 mil homens, a DEA (Drug Enforcement Administration), órgão do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América encarregado da repressão e controle de narcóticos no país, colocou na mira a organização criminosa brasileira.

Nesse sentido, as autoridades norte-americanas estão deslocando apoio logístico e de inteligência para auxiliar a Senad (Secretaria Nacional Anti-Drogas do Paraguai) na difícil missão de fechar o cerco ao PCC. Esse trabalho conjunto já começou a dar os primeiros frutos, principalmente, na região de fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Departamento de Amambay (Paraguai), e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul (Brasil).

Na tarde de ontem (15), os agentes da Senad e da Polícia Nacional do Paraguai deflagraram uma operação contra o roubo e furtos de veículos na fronteira. A operação conjunta, que teve o apoio velado da DEA, consistiu na realização de várias buscas e apreensões em residências situadas nos bairros Santa Ana, São Geraldo e Virgem de Caacupe, todos na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.

Durante essa ação policial foi preso o paraguaio Victor Hugo Garcia Medina, que transitava pela cidade em um luxuoso Jeep, cor branca, placa XAR 863, do Paraguai, no momento de sua prisão. Na primeira busca e apreensão realizada no Bairro Santa Ana, os agentes policiais encontraram apenas resíduos de maconha, situação que colocou a residência como um possível deposito de cargas de drogas.

Já na segunda residência situada no Bairro São Geraldo foi encontrada 2,3 quilos de maconha e dois veículos, um da marca Chevrolet Prisma, cor prata, sem placa, tomada em assalto na cidade de Ponta Porã, e um Toyota Corolla, cor branca, que utilizava a placa HBE 035, do Paraguai, e que segundo os agentes da Senad pertence a outro veículo. A droga e os veículos encontrados no local foram encaminhados à base da Senad por ordem do promotor de Justiça Gabriel Segovia.

Na terceira residência situada no Bairro Virgem de Caacupe, foi preso Victor Hugo Garcia Medina com o Jeep e uma camionete Toyota Surf, cor branca, placa BAN 413, do Paraguai, e 881 gramas de maconha, que os agentes policiais acreditam ser apenas mostra da droga a possíveis compradores da carga de maconha que estava para a venda.

A ação foi desencadeada ante o alto número de roubos e furtos de veículos ocorridos nos últimos dias na região de fronteira para serem utilizados pelos narcotraficantes para o envio das cargas ao território brasileiro. A Polícia não descarta que os veículos furtados ou roubados naquela parte da fronteira poderiam ser utilizados na prática de outros crimes.

Segundo o chefe da Senad, Marcelo Benitez, as ações conjuntas de combate aos ilícitos naquela parte da fronteira continuarção de forma permanente e elas serão realizada após os serviços de inteligência localizarem os locais utilizados como depósitos de drogas ou para guardarem veículos roubados ou furtados, assim como locais de esconderijos de indivíduos procurados pela Justiça.