Clima tenso! Facções rivais fazem motim em presídio na fronteira, mas Polícia consegue controlar

Presos de facções rivais entraram em confronto, na tarde desta sexta-feira (23), na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), porém, o princípio de motim foi controlado e não teve registro de mortes ou de feridos.

Conforme o subcomissário da Polícia Nacional do Paraguai, Cesar Galeano, as equipes de agentes penitenciários fazem o rescaldo para verificar os danos causados pelos detentos na unidade prisional.

Além disso, a Polícia Nacional do Paraguai segue no local com várias viaturas em frente ao presídio, inclusive um tanque. Em vídeos gravados dentro do presídio e que viralizaram nas redes sociais, é possível ver a movimentação de agentes penitenciários e policiais nos corredores, gritaria, tiros e batidas nas grades.

“Por favor, ajuda, manda a patrulheira (polícia) para o presídio, está havendo uma guerra do PCC contra Rotela, por favor, ajuda”, diz áudio enviado por uma pessoa em grupo do aplicativo WhatsApp. O Clã Rotela é a facção paraguaia rival do PCC (Primeiro Comando da Capital) nos presídios do Paraguai.

Confrontos entre os dois grupos rivais deixaram vários mortos nos últimos dois anos – seis deles no Presídio de Tacumbú, na capital do Paraguai, Asunción, em fevereiro do ano passado.