Censo Escolar revela que MS tem mais policiais do que auxílio psicológico nas escolas

O Censo Escolar, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), revelou que Mato Grosso do Sul está em 3º lugar no ranking brasileiro das escolas com mais guardas e seguranças patrimoniais do que auxílio psicológico.

 

Ainda, de acordo com o Inep, Mato Grosso do Sul tem 1.789 escolas públicas e privadas de educação básica. O Censo Escolar referente ao ano de 2023 indica que profissionais aptos para lidar com a saúde mental representam apenas 18,4% nas instituições de ensino, enquanto seguranças e policiais são 47,4%.

 

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 50% dos problemas de saúde mental nas Américas inicia na infância e uma das medidas levantadas pelo órgão para mitigar esse problema caminha justamente na direção de melhorar o acesso das crianças a profissionais capacitados para lidar com a saúde mental.

 

Levando em conta que eventualmente crianças são vítimas de lares abusivos, portanto, a Opas sugeriu a criação dos cuidados para o desenvolvimento ainda na infância. Ainda conforme o Censo, há casos de municípios do Estado que não constam com psicólogos nas escolas, como Bandeirantes, Bodoquena, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Fátima do Sul, Iguatemi, Japorã e Jaraguari.

 

Vai vendo!!!