Campo Grande vira rota do tráfico de cocaína, apreensões só aumentam e preocupam autoridades

Levantamento da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) aponta que, de 1º de janeiro a 19 de abril deste ano, as apreensões de cocaína em Campo Grande (MS) triplicaram na comparação com o mesmo período de 2021. De acordo com o órgão de segurança, foram 451,quilos de cocaína em 2021, enquanto neste ano já são 1.406,9 quilos da droga, ou seja, um aumento de 223,7%.

Na Capital, o DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) apreendeu 483,6 quilos na rodovia estadual MS-40, no dia 8 de março. A droga foi avaliada em R$ 60 milhões e estava em uma carreta escondida embaixo de uma carga de cerveja.

A droga seria levada para o Estado de São Paulo e, de lá, seguira até o Porto de Santos, de onde chegaria até a Europa. De acordo com a Sejusp, o aumento nas apreensões de cocaína em Campo Grande é resultado do trabalho de inteligência das forças de segurança.

Além disso, com o advento da Lei do Abate, que permite aos aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) abaterem aeronaves sem destino de voo previamente informados, obrigou que os traficantes de cocaína abram novas rotas para o transporte terrestre da droga.