Com a recomendação do Ministério da Saúde de que o público seja ampliado para crianças, adolescentes e adultos em cidades que têm vacinas prestes a vencer, a Prefeitura de Campo Grande resolveu liberar a vacina contra a dengue para adultos com até 59 anos de idade.
Segundo consta em nota técnica do Ministério da Saúde, “em caso de necessidade, esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina dengue (atenuada), que compreende dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade, conforme a disponibilidade de doses no município com vencimento em 30 de abril de 2024”.
Além disso, reforça que esta ação é uma estratégia temporária visando não perder doses de vacina. Também garante que a segunda dose para pessoas que seguirem a nova recomendação.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), a cidade tem 1,3 mil doses disponíveis e, como há um estoque reduzido na quantidade do imunizante, talvez falte em alguns dos 74 postos de saúde.
Ademais, reforçam que como as primeiras doses foram recebidas no dia 11 de fevereiro, o esquema vacinal ainda não foi concluído, pois há um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. Por isso, um novo lote de vacinas deve chegar na capital em maio.
Os locais de vacinação são:
UBS 26 de Agosto
USF Tarumã
USF Noroeste
USF Cidade Morena
USF Parque do Sol
USF Cel. Antonino
USF Moreninha
USF Lar do Trabalhador
USF Albino Coimbra
UBS Silvia Regina
UBS Dona Neta
USF Botafogo
USF São Francisco
USF Caiçara