Acabou o sufoco? Decreto põe fim do uso de máscaras em locais fechados na Capital

Após o Governo do Estado já ter liberado, finalmente a Prefeitura de Campo Grande decidiu, na noite desta segunda-feira (21), desobrigar o uso de máscaras em locais fechados. O martelo foi batido depois de reunião entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Segundo o prefeito, o decreto contendo a liberação será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (22). “A partir desta terça-feira será exarado o decreto para a validação dessa regra pelos próximos 15 dias. Caso seja necessário, faremos nova restrições”, afirmou o prefeito ao fim da reunião.

Conforme recomendado pela Sesau, o decreto deve liberar o uso de máscaras, exceto em ambientes hospitalares, no transporte coletivo e rodoviário. A Sesau também orienta que pessoas com cormorbidades e com sintomas respiratórios continuem usando máscaras. Também é recomendável a utilização da proteção em asilos.

Ainda de acordo com a Secretaria, a queda no número de novos casos de Covid-19, internações e mortes justifica a flexibilização. Em fevereiro, por exemplo, 42% das pessoas passaram pelos testes e, em março, esse percentual caiu para 16%.

O Governo de Mato Grosso do Sul revogou a obrigatoriedade da utilização do protetor facial em 10 de março, mas as prefeituras têm autonomia para seguir ou não a norma. O prefeito comentou naquela semana que a liberação na Capital seria progressiva e desobrigaria os moradores da Capital de usarem o dispositivo em ambiente abertos.