Química vem e a cocaína vai! MS vira rota de produtos para refino da droga na Bolívia

Conhecido nacionalmente como porta de entrada da cocaína no Brasil devido à fronteira com Bolívia e Paraguai, Mato Grosso do Sul agora também está virando rota para a importação de produtos para o refino da droga. Na noite da última sexta-feira (18), a Polícia Federal de Corumbá aprendeu 231 toneladas de insumo químico que seria utilizado no processo de refino de cocaína no país vizinho.

Segundo informações da PF, o insumo foi apreendido no pátio de uma empresa de transporte de cargas, após ter sido transportado por cinco caminhões de uma empresa fornecedora do Estado de São Paulo. O insumo em questão é o acetato de etila e, de acordo com os peritos criminais da PF, trata-se de uma substância que está presente em mais de 87% das amostras de cocaína apreendidas no Brasil.

Com um valor estimado de R$ 3 milhões, a substância teria como destino uma empresa boliviana localizada na cidade de Santa Cruz de La Sierra. A PF localizou o insumo após uma fiscalização em que constataram a irregularidade no transporte e recebimento da carga. Conforme informado, surgiram, inicialmente, suspeitas sobre a empresa compradora do produto na Bolívia, levando-os a investigar o transporte realizado.

Todos os autuados poderão responder tanto administrativamente quanto criminalmente, de acordo com suas responsabilidades, por infringirem o disposto na Lei 10.357/200. O insumo de acetato de etila permite que traficantes produzam cloridrato de cocaína com alto grau de pureza. O produto consiste em solvente volátil, sendo facilmente produzido industrialmente ou em laboratórios acadêmicos, a partir da reação de ácido acético com etanol, em presença de ácido sulfúrico.

Em setembro de 2021, uma investigação da Polícia Federal e da Receita Federal culminou na maior apreensão em quantidade de acetato de etila já feita em território brasileiro, até o momento. O produto era distribuído em cinco caminhões, em barris cheios do produto químico, destinados a atravessar a faixa de fronteira entre Corumbá e Puerto Quijarro. Nessa grande apreensão, foram encontrados 130 mil quilos de acetato de etila, com valor de aproximadamente R$ 1 milhão no mercado ilegal.

Vai vendo!!!