Absurdo! Turistas denunciam despejo de esgoto em córrego que desagua no Rio Formoso em Bonito

Um grupo de turistas que praticam corrida de trilhas em Bonito (MS), principal destino do ecoturismo de Mato Grosso do Sul, registrou o despejo de esgoto em um córrego que desagua no Rio Formoso. De acordo com os turistas, o córrego fica perto da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade e o fato já foi comunicado aos órgãos competentes.

O material pode chegar até o Rio Formoso, um dos rios transparentes e conhecido mundialmente por sua beleza natural. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Thyago Sabino, a gestão do saneamento público é feita pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Ambiental MS Pantanal.

Ele revelou ainda que já acionou os órgãos competentes para tratar as justificativas técnicas e plausíveis do tema. Além disso, completou, o Governo do Estado montou um GT (Grupo de Trabalho) envolvendo todas as instituições competentes para traçar um plano de ação para sanar todas as irregularidades.

O site Campo Grande News informou que entrou em contato com a assessoria de imprensa da Ambiental MS Pantanal e, por meio de nota oficial, a empresa esclareceu que o tratamento realizado na ETE de Bonito “está dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais do Estado de Mato Grosso do Sul, atendendo os níveis estabelecidos na Outorga”.

A empresa afirmou que realizou visitas técnicas em diversos pontos do Córrego Bonito e Marambaia. “Não foram detectadas presenças de dejetos ou de outras formas visíveis de contaminantes, apenas um alto volume de folhas em processo de decomposição, que devido ao próprio estágio que se encontram, podem se assemelhar a outros tipos de dejetos ou resíduos. A empresa esclarece ainda que todos os dias são realizadas cinco coletas em sete pontos diferentes na ETE e no ponto de lançamento no corpo receptor. Essas coletas são para análise relativa aos parâmetros exigidos pela Outorga da Estação”, completou.