Campo Grande está vivenciando um surto de Covid-19 e de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), conforme alerta epidemiológico divulgado pelo CIEVS-CG (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) destinado aos profissionais da saúde.
De acordo com o alerta, do total de 162 casos notificados neste ano, mais de 52% são de SARS não identificada, sendo 85 casos de SARs não identificada, 37 casos de Covid-19, 37 casos aguardando resultado laboratorial, 2 de parainfluenza 3 e 1 de influenza A.
O alerta aponta ainda que há casos de SARS em todas as faixas etárias, com maior prevalência entre 60-69 anos e 80 anos e mais. Cabe reforçar que o grupo de risco para complicações e desfechos desfavoráveis da Covid-19, como o óbito, são os idosos com presença de comorbidades.
O alerta pode ser conferido nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (@sesau_cg) e Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (@vigilanciaemsaudecg).
O CIEVS-CG ressaltou ainda que o objetivo dos alertas epidemiológicos consiste na divulgação de informações sobre a ocorrência de eventos com potencial de risco à saúde, com descrição da situação, de cuidados e medidas necessárias à redução ou eliminação do risco, a fim de embasar os profissionais de saúde no sentido da implementação de medidas preventivas e mudanças imediatas de comportamentos.