Procon autua 19 agências bancárias de 4 cidades e aplica R$ 280 mil em multas. Ainda enxugando gelo!

Após diligências em Campo Grande, Terenos, Paranaíba e Três Lagoas, as equipes de fiscalização do Procon autuaram 19 agências bancárias do Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú/Unibanco e Santander e aplicaram R$ 280 mil em multas por irregularidades na prestação de serviços aos clientes, o que configura infração ao CDC (Código de Defesa do Consumidor). Ao todo, foram expedidos 20 autos de infração, que resultaram na aplicação de multas de acordo com cada irregularidade encontrada.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, as diligências foram realizadas em atendimento às denúncias formalizadas por cidadãos que se sentiram prejudicados quando necessitaram de atendimentos bancários. O destaque negativo foi para o Bradesco, que recebeu nove autuações, sendo duas para a agência de Terenos e sete para as agências de Campo Grande, e R$ 128.442,16 em multas, o que equivale a 2.876 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), cujo valor unitário fixado para o mês de março é de R$ 44,66.

Entre as agências que cometeram o maior número de infrações estão as da Caixa Econômica Federal, com uma agência em Três Lagoas e três em Campo Grande, sendo aplicadas multas no valor de R$ 61.630,80 ou 1.380 Uferms.  No Banco do Brasil, também ocorreram autuações em uma agência em Paranaíba e duas na Capital, tendo uma delas sido autuada duas vezes, com multas aplicadas no valor de R$ 60.335,66 ou 1.351 Uferms.

Além desses bancos, o Itaú/Unibanco e o Santander tiveram uma agência autuada, cada, ambos na cidade de Paranaíba. O Itaú foi multado em R$ 14.112,56 ou 316 Uferms, enquanto o Santander recebeu multa no valor de R$ 15.406,70 ou 345 Uferms. As infrações são recorrentes em todos os estabelecimentos autuados, ou seja, comprovantes emitidos em papel termossensível, falta de placas elaboradas de maneira errônea para identificar locais de atendimento prioritário, ausência de avisos que proíbem uso de telefone celular no interior das agências, não distribuição de senhas para atendimento, entre outros.