Wikipédia bloqueia assessora de Simone Tebet por tentar esconder até marido de senadora. Vai vendo!

A pré-candidata a presidente da República pelo MDB, senadora Simone Tebet, ganhou projeção nacional negativa após uma assessora dela ter sido bloqueada pela Wikipédia – enciclopédia multilíngue de licença livre baseado na web e escrito de maneira colaborativa – por tentar manipular informações da política sul-mato-grossense.

Segundo o site Metrópoles, entre as mudanças, que incluía a questão indígena e direitos humanos, houve até a tentativa de omitir que o deputado estadual licenciado Eduardo Rocha (MDB), atual secretário estadual de Governo na gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), é marido da senadora da República.

Um dos pontos controvertidos é que Simone Tebet apresentou projeto de lei propondo mudanças na Constituição para o Governo Federal pagar a indenização da terra nua e das benfeitorias aos produtores rurais que estão em terras indígenas.

Conforme a Wikipédia, Simone é dona da Fazenda Santo Antônio da Matinha, em Caarapó (MS), avaliada em R$ 457 mil. A área seria alvo de conflito indígena e as entidades de direitos humanos apontaram suposto conflito de interesse, forçando a senadora a retirar da pauta o projeto de lei.

Como candidata a presidente, Simone Tebet tenta reescrever a própria história, conforme o site Metrópoles, omitindo da página que o seu marido atuou fortemente na CPI do CIMI, criada pela Assembleia Legislativa para investigar o Conselho Indigenista Missionário da Igreja Católica, que atua na defesa dos povos indígenas no Brasil.

Em adendo às mudanças, a assessora afirmou, no texto, que a parlamentar “propôs projeto para tentar reduzir os conflitos no campo, com o objetivo de pacificar o problema histórico devido à presença de não índios em terras indígenas”.

“Ela ressaltou a difícil situação dos dois lados. Os proprietários rurais de boa-fé, detentores de títulos dominiais, sentiam-se lesados pelo Estado, que subtraiu a validade legal de tais títulos expedidos como garantia de sua ocupação, ao realizar a demarcação de terras indígenas. De outro lado, os índios tinham o direito de ocupar a terra, conferido pela Constituição”, escreveu a assessora, conforme o Metrópoles.

“Os dois grupos eram vitimados pelo longo processo histórico, com tensão constante no campo e situações de violência extrema. Para buscar solução nestas áreas conflagradas, a senadora sugeriu que a União, ao invés de indenizar por precatórios estes produtores rurais de boa-fé, pagasse tal montante calculado sobre o valor da terra nua e das benfeitorias”, completou, enquanto o outro lado teria sido apagado.

As edições foram confirmadas pela assessoria de Simone Tebet em nota ao Metrópoles. “A assessoria da senadora tenta, desde 2021, atualizar o perfil e corrigir informações equivocadas registradas na Wikipédia, algumas das quais fundamentadas em veículos de imprensa cujas matérias, essas sim, apresentam teor enviesado e negativamente tendencioso. Nada além de repor a verdade dos fatos, facilmente verificados nos documentos oficiais do Senado Federal”, explicou.

“A senadora enviará protesto formal à plataforma para que corrija essa injustiça – que, especialmente neste momento, pode ser usada com objetivos eleitorais e de disseminação de desinformação e fake news”, completou. A assessoria alega que tal projeto não é um dos principais da senadora, “uma vez que a própria parlamentar pediu para arquivar o texto em 2018”.

“A atualização do perfil foi bloqueada porque a plataforma considera que há conflito de interesse qualquer tentativa de inclusão de conteúdo por parte da assessoria da senadora, inclusive sobre outras ações, como a participação dela na CPI da Covid ou na liderança da bancada feminina, por exemplo. Informações que não estão presentes no perfil da Wikipédia, apesar das inúmeras referências publicadas na grande mídia sobre estes e outros assunto”, completa.

“Moderadores do Wikipédia bloquearam a assessora da plataforma por considerarem que há conflito de interesse na edição do texto. Hoje, qualquer pessoa pode alterar conteúdo das páginas, mas é preciso seguir as regras”, informou o site brasiliense. Após ela mudar verbetes na enciclopédia, os editores retomaram o conteúdo original na página da senadora. De acordo com o Metrópoles, somente em maio, 50 mil pessoas visualizaram o perfil de Simone no Wikipédia. A assessora da senadora não é a primeira pessoa a tentar manipular a plataforma para mudar a imagem do chefe.

Vai vendo!!!