Vivo é operadora que mais perdeu clientes em MS desde início da portabilidade telefônica

Nesta segunda-feira (1º/08), completam quatro anos que entrou em vigor a portabilidade telefônica, ou seja, medida que deu poder ao cliente na hora de escolher em qual operadora de telefonia deseja ter o número do seu smartphone ou da sua linha fixa. De acordo com levantamento do site Midiamax, a operação já foi feita 799,6 mil vezes em Mato Grosso do Sul, sendo 207,9 mil de telefones fixos e 591,6 de telefones celulares.

Desde o início da portabilidade telefônica em 1º de agosto de 2008, a operadora Vivo foi a que mais perdeu clientes em Mato Grosso do Sul, sendo que 229 mil pessoas deixaram a empresa. Com um número bem menor e em segundo lugar, a operadora Claro perdeu 158 mil clientes de 2008 até agora.

A operadora Tim perdeu 106 mil clientes e a Oi a que menos perdeu, somando 75 mil clientes a menos. De 2008 até 2022, a Claro foi a operadora que mais ganhou clientes a partir da portabilidade, somando 241,3 mil, enquanto a Vivo aparece em segundo com 169 mil, seguido da Tim com 91 mil e a Oi com 65 mil.

Só nos seis primeiros meses de 2022, mais de 11,6 mil clientes da Vivo decidiram deixar a operadora por meio da portabilidade telefônica. Neste mesmo período, a Claro perdeu 7 mil clientes, a Oi 6.9 mil e a Tim 4.6 mil. Em 2022, a Claro também é a que mais ganhou clientes, sendo que 15.6 mil pessoas escolheram a operadora em Mato Grosso do Sul, enquanto a Vivo conquistou 7,9 mil novos clientes, a Tim 6,1 mil e a Oi apenas 417.

Quando o cliente enfrenta problemas para concluir a portabilidade telefônica, pode recorrer à Anatel e formalizar uma reclamação. De 2008 até 2022, mais de 2,2 mil pessoas de Mato Grosso do Sul fizeram este caminho, sendo que 64,3% das reclamações são referentes à telefonia móvel. A operadora Vivo é campeã de reclamações na Anatel no Estado, somando 171 queixas, seguida da Tim com 120, a Oi com 108 e a Claro com 61, sendo que o principal motivo das queixas é por portabilidade não realizada.