Tretas do Trutis! Mulher do deputado se passa por coordenadora de projetos da União. Mais essa!

As tretas do deputado federal Loester Trutis (PL-MS), mais conhecido como “Tio Trutis”, não param, tem dia sim e outro também. A mais nova envolve a esposa do “nobre” parlamentar, a advogada Raquelle Lisboa Alves Trutis, pré-candidata a deputada estadual pelo partido do marido.

Segundo o site MS em Brasília, ela tem sido apresentada em Mato Grosso do Sul como “coordenadora de projetos do governo federal”, porém, consulta à Presidência da República e ao Ministério da Economia, revelam que o suposto cargo ocupado pela advogada não existe.

Também não consta qualquer nomeação de Raquelle Trutis, cujo ato tem que ser obrigatoriamente publicado no Diário Oficial da União. A informação sobre a função pomposa está registrada em matéria publicada no dia 31 de maio pelo site MS1 Notícias, criado pelo próprio Tio Trutis.

Sob o título “Deputado Trutis amplia curso de robótica do IFMS de Dourados”, a matéria trata da liberação de emenda no valor de R$ 150 mil ao campus em Dourados do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). A reportagem destaca a participação da advogada na visita que o deputado fez ao Campus de Dourados.

“A visita foi acompanhada pela advogada Raquelle Trutis, coordenadora de projetos do governo federal, e é uma das responsáveis em captar as demandas no município de Ponta Porã”, diz trecho da notícia. Segundo ela, as informações não procedem.

Questionada se tomaria providências contra o site do próprio marido, explicou que, “por ora não, pois se trata de apenas um erro de nomenclatura que, com certeza, não irá se opor a alterar”. Minutos depois de receber o pedido de esclarecimentos, a notícia foi alterada no site, antes mesmo de receber a segunda resposta dela.

A informação falsa, no entanto, ficou disponível por quase um mês, favorecendo a advogada que se coloca como pré-candidata à deputada estadual. As hashtags (estratégia com grande potencial de marketing) contidas na matéria identificam Raquelle Trutis, relacionando-a à liberação de recursos federais.

O governo federal informou que o nome de qualquer servidor público, ativo e comissionado, consta do Portal Transparência, não se podendo falar na ocupação de cargos sem a devida nomeação.

O site MS1 Notícias — que está registrado em nome da cunhada de Tio Trutis, Ivone Moreno Ambrósio — também foi utilizado pelo “nobre” deputado federal para atacar o delegado da Polícia Federal Glauber Fonseca de Carvalho Araújo, que investigou o suposto atentado sofrido por Tio Trutis em fevereiro de 2020.

Após oito meses de investigação, a PF concluiu que a tentativa de homicídio foi forjada pelo próprio parlamentar, com ajuda do seu chefe de gabinete, Ciro Nogueira Fidelis. Ambos respondem a processo no STF (Supremo Tribunal Federal), cujo julgamento deve ocorrer nos próximos meses.

Vai vendo!!!