Tretas do Trutis! MPF é contra nova estratégia de deputado para se livrar de falso atentado

Candidato à reeleição, o deputado federal Loester Trutis (PL-MS), mais conhecido como “Tio Trutis”, voltou a enfrentar problemas com a Justiça. De acordo com o site O Jacaré, o MPF (Ministério Público Federal) posicionou-se contrário à nova estratégia do “nobre” parlamentar para se livrar da denúncia de que simulou um atentado para chamar a atenção e conquistar eleitores em 2020.

Tio Trutis pediu perícia em uma arma apreendida pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar com um empresário em março deste ano em Campo Grande (MS), alegando que a pistola Glock calibre 9 mm, que pode ser adaptada para fuzil, é semelhante à usada no ataque a tiros que teria sofrido na BR-060. Porém, de acordo com a vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo, não há qualquer ligação com o suposto crime.

Além disso, ela reforça que a Polícia Federal não poderá realizar perícia em todas as armas apreendidas em Mato Grosso do Sul para encontrar a pistola usada no suposto atentado. O pedido será analisado pela relatora do inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber.

Essa é a nova estratégia do deputado federal para retardar o julgamento do caso na corte. Antes do pedido de perícia, Trutis de um baile no oficial de Justiça, que não conseguia notificá-lo para apresentar a defesa no processo. Ele deu balão até no encontro marcado com antecedência na Câmara dos Deputados.

A nova estratégia da defesa foi apresentada em março deste ano pelo assessor de Tio Trutis, o empresário Ciro Nogueira Fidelies, que também foi denunciado no inquérito. Ele pediu para a PF realizar perícia na pistola apreendida com o dono de uma conveniência pelo Batalhão de Choque da PM na madrugada de 6 de março deste ano. Ericsson Cezar Mendes Fererira Netto alegou que comprou a arma no ano passado após sofrer ameaças.

Conforme a PF, Trutis e Ciro simularam um atentado ao parar o veículo em uma estrada vicinal e realizar os disparos. Com base no GPS do veículo, imagens as câmeras de vigilância da BR-060 e das cápsulas recolhidas na via pública, a PF concluiu que o parlamentar usou uma pistola 9 mm da marca Glock para efetuar os disparos. A arma nunca foi encontrada.

“No caso, a Defesa não logrou demostrar a real utilidade/pertinência de elaboração do laudo pericial, não apontando qualquer dado concreto apto a indicar liame entre o fato ocorrido no dia 6 de março de 2022 (apreensão de pistola marca Glock, de calibre 9 mm) e os acontecimentos sob investigação no presente Inquérito, não havendo, sequer, indícios de que o armamento apreendido com Ericsson Cezar Mendes Fereira Netto possa ser o mesmo utilizado, em 16 de fevereiro de 2020, para perfuração do veículo”, alegou Lindôra Araújo.

Na manifestação, a adjunta de Augusto Aras ainda destacou que não será possível a PF realizar perícia em todas as pistolas 9mm apreendidas em Mato Grosso do Sul. O pedido de perícia ainda vai ser analisado pela ministra Rosa Weber. Somente após a defesa de Trutis sobre a acusação de que simulou o atentado, o STF deverá decidir se aceita ou rejeita a denúncia do MPF contra o deputado.

Vai vendo!!!