Terra sem Lei! Ex-prefeito é flagrado com fuzil e ladrões tentam roubar avião na fronteira

A fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul continua sendo uma terra sem lei e onde os criminosos tocam o terror junto à população. Nesta quarta-feira (02), Manuel Ramón Velázquez Marín, o ex-prefeito de Zanja Pytã, cidade paraguaia que faz fronteira com o distrito de Sanga Puitã (MS), foi preso na após ser flagrado com um fuzil calibre 7,62 mm em sua caminhonete, enquanto no Departamento de Boquerón, região paraguaia também próxima à fronteira com o Estado, bandidos armados invadiram um hangar e tentaram roubar um avião.

No primeiro crime, o ex-prefeito estava acompanhado com outros cinco homens, que também foram presos por porte de pistolas calibre 9 mm, durante operação da Polícia Nacional do Paraguai. Manuel Marín foi abordado pelos agentes na Ruta 5, que liga Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), ao Departamento de Concepción. Quando ainda era prefeito de Zanja Pytã, ele envolveu-se em polêmica após a execução de Anselmo Medina.

Antes do crime, a vítima tinha feito live no Facebook acusando o então prefeito de atacar sua honra em programas de rádio e desafiou o político a divulgar a ficha criminal. O vídeo viralizou, obrigando Manuel Marín a se manifestar. Em entrevista coletiva a jornalistas de Pedro Juan Caballero, ele afirmou preferir que o chamassem de homossexual ao acusá-lo pelo crime.

Avião

Já no segundo crime os bandidos invadiram o hangar e tentaram levar a aeronave, que pertence à Cooperativa Fernhein. Pelo menos cinco homens fortemente armados e mascarados chegaram ao local e dois deles invadiram o quarto do responsável, de 29 anos, o algemaram e exigiram um suposto carregamento de cocaína.

“Um com sotaque brasileiro e outro paraguaio pediram para ele entregar a carga que tinha e a pessoa disse que não sabia”, disse o comissário da Polícia Nacional do Paraguai, Victor Daurelle, que é o responsável pela região de Boquerón. Ainda conforme ele, o alarme de um veículo disparou e assustou o bando, que fugiu deixando os pertences.

Na fuga eles levaram uma espingarda e a motocicleta do responsável pelo local. A Polícia Nacional do Paraguai foi acionada e apreendeu no hangar uma bolsa, balaclava, luvas, espingardas e várias ferramentas.