Tá na hora de dar o troco! Mais de 35 mil telefones de telemarketing já foram bloqueados por aqui!

A terra de ninguém das empresas de telemarketing está com os dias contados graças ao serviço que o Procon está disponibilizado para os consumidores bloquearam aquelas ligações indesejadas. Trata-se do sistema bloqtel (Bloqueio de Telefones para não Recebimento de Telemarketing), que é parte do site procon.ms.gov e permite ao consumidor cadastrar-se e promover o bloqueio de tantos números de telefones quanto julgar necessário a fim de evitar que continuem perturbando.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, graças a esse serviço, aumentou a quantidade de denúncias formalizadas por consumidores insatisfeitos com o grande número de ligações indesejadas recebidas levando-se em consideração os dois primeiros meses de 2020 em relação a igual período do ano anterior.

Enquanto nos dois primeiros meses de 2019 foram apresentadas 87 reclamações, no mesmo período deste ano foram 155. No início do ano passado, as empresas mais reclamadas no período foram a Vivo, com 25 casos, a Claro, com 18, o Banco Santander, com 9, o Banco Itaú, com 6, e a operadora NET, também com 6.

Além dessas empresas, também foram registradas reclamações contra a OI, TIM e BMG, enquanto os serviços diversificados integrantes de várias outras áreas de atendimento classificados como “diversos” receberam 19 denúncias, totalizando 87.

 

Já em relação aos dois primeiros meses deste ano os mais reclamados foram a SKY, com 31 casos, a NET, com 15 ocorrências, a TIM e Banco Santander, com 14 cada, a Claro, com 13, a Vivo, com 12. Entre as outras prestadoras de serviço, também reclamadas no período, estão os bancos BMG e Itaú, além da OI, enquanto como diversos foram 44 reclamações, o que totaliza 155 somente neste ano.

 

Em um levantamento mais amplo, verificando os casos desde o início de 2019, teve a confirmação de que naquele ano ocorreram 361 denúncias. Estabelecido o ranking para o caso, a Claro e a Vivo lideram com 70 e 51 casos respectivamente. O BMG, a NET e a SKY vêm na sequência com 44, 39 e 33 denúncias. Com ocorrências em menor número estão relacionadas o Banco Itaú (24), a TIM (17), o Santander (14) e a OI (12). Na classificação de diversos, foram 57 notificações.

 

Levando-se em consideração as ocorrências desde a implantação dos trabalhos em 2009, foram registradas 2.653 denúncias contra 654 prestadores de serviços tendo resultado no bloqueio de 35.014 telefones. De acordo com o Procon Estadual, o consumidor não é obrigado concordar com as ligações que recebe de operadoras de telemarketing e é para isso que existe o bloqtel, que está à disposição do consumidor.