Só faltava essa! Criminoso de MS seria responsável por plano de resgate ao líder nacional do PCC

O criminoso identificado como Devanir de Lima Moreira, de 46 anos, conhecido como “Irmão Erê” ou “Deva”, é apontado pela Polícia Federal e Depen (Departamento Penitenciário Nacional) como encarregado pelo plano de resgate de Marcos Willians Herbas Camacho, o “Marcola”, a maior liderança da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
Ele é natural de Campo Grande (MS) e seria liderança do PCC na Bolívia. Em 2006, Marcola e Devanir cumpriram pena juntos no Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau 2, no Estado de São Paulo, logo após a transferência de presos do PCC que deu origem aos ataques contra forças de segurança em São Paulo, que resultaram em 564 mortes.
O plano de resgate a Marcola, frustrado pela Operação Anjos da Guarda da Polícia Federal, teria importante participação de Devanir. A ação cumpriu mandados em 10 de agosto nas cidades de Santos (SP), Brasília (DF), Presidente Prudente (SP), Campo Grande e Três Lagoas.
Os criminosos agiriam como na tática do “Novo Cangaço”, armados com fuzis e explosivos, para garantirem o resgate de Marcola da prisão. Atualmente no Presídio Federal de Porto Velho (RO), Marcola questionou em junho sobre a ‘vinda do Dr. Alexandre’ no parlatório, cobrando que ele “viesse o mais rápido possível”.
Um mês e meio depois, ele voltou a usar a mesma mensagem em conversa com a esposa. A suspeita é de que o código ‘Dr. Alexandre’ seja usado para se referir a Devanir, conforme apurado pela Polícia Federal. A mensagem seria para colocar o plano de resgate em ação.
Em dezembro de 2002, Devanir participou do assalto em uma agência bancária de Ribas do Rio Pardo, quando o grupo criminoso roubou R$ 119 mil. Ele foi condenado a mais de 21 anos e também teria participado de assaltos em joalherias no interior de São Paulo.
Em 2009, Deva foi preso pelo Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), sendo beneficiado para regime semiaberto em 2015. Desde 2017 ele é considerado foragido. Ainda de acordo com investigações policiais, ele é apontado como uma das lideranças do PCC na Bolívia. Com informações do UOL