Sesau registra 2º caso suspeito de varíola dos macacos em Campo Grande. Situação preocupa!

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou, nesta terça-feira (19), que Campo Grande tem mais um caso suspeito de varíola dos macacos. Trata-se de um homem de 27 anos de idade, que procurou atendimento médico no dia 14 de julho e foi encaminhado para o Cedip (Centro Especializado em Doenças Infecciosas e Parasitárias).

Segundo a Sesau, o paciente apresentava lesões na pele e não tem histórico de viagens, o que pode confirmar a transmissão comunitária do vírus, sendo que ele já está em isolamento domiciliar. A recomendação das autoridades de saúde é que, em caso de apresentar sintomas, as pessoas já usem máscara e se isolem para evitar a contaminação de familiares e amigos.

A Capital já teve um caso confirmado da doença. O paciente respondeu bem ao tratamento e isolamento e já recebeu alta médica. A Sesau explica que não há motivos para se preocupar, pois não se trata de uma doença nova, existindo desde 1959.

No mundo, já foram registrados 8,7 mil casos distribuídos por 58 países. Trata-se de uma doença cíclica e que dura em torno de 21 dias, tendo letalidade baixa e sem comparação com a Covid-19.