“Sedex 10 a bala”! Quadrilha enviava pelo correio armas dentro de luva de boxes. Deu nocaute!

A ousadia dos grupos criminosos brasileiros está cada dia mais apurada e descarada, obrigando as autoridades a se desdobrarem para combatê-los. A última desses marginais é traficar armas pelos Correios, escondidas dentro de luvas de luta.

Para tentar barrar essa nova modalidade do tráfico de armas, a Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (05), a “Operação Gun Express” em Mato Grosso do Sul e outros 8 Estados. De acordo com a PF, a suspeita é de que a quadrilha tenha traficado mais de 300 armas com investimento de cerca R$ 2 milhões na compra do armamento.

Ao todo, terão de ser cumpridos 62 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva no Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraíba, Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Ainda conforme a PF, a investigação teve início no primeiro semestre de 2018, quando foram identificadas armas de fogo sendo enviada pelos Correios, escondidas dentro de equipamentos de treino para artes marciais, como luvas, aparadores de chute, e caneleiras, muito usados na prática de muay thai.

Logo depois, os agentes federais identificaram grupo de pessoas dos Estados do Paraná, Bahia e Rio Grande do Norte que atuava em associação na importação, guarda, remessa e transporte de armas de fogo, acessórios e munições, que teriam como destino diversos outros Estados do País, com destaque para Bahia e Rio Grande do Norte.

Também foram apreendidos durante a investigação armamentos e acessórios escondidos em tanques de combustíveis de veículos, usados durante o transporte para alguns dos Estados do Nordeste. Foi identificado que parte do pagamento das armas era feito por empresas de fachada controladas por suspeitos da Bahia e do Rio Grande do Norte para dar aparência lícita aos repasses financeiros feitos pelo sistema de transferências bancárias.

Ainda estão sendo cumpridas 27 ordens de bloqueios judiciais de contas bancárias e aplicações financeiras, sequestro e arresto de bens de 26 pessoas físicas e uma pessoa jurídica, além da constrição judicial de 10 veículos em nome de terceiros. Foram decretadas ainda 6 medidas cautelares diversas da prisão para outras pessoas envolvidas na investigação.

A Polícia Federal vai indiciar 28 pessoas por crime de tráfico internacional de armas de fogo, lavagem de dinheiro, associação criminosa e falsidade ideológica. Em Mato Grosso do Sul, a Operação está em Paranhos (MS), cidade que faz fronteira com Ipehú, no Paraguai, país conhecido pela facilidade na comercialização de armas.