Secretaria Estadual de Saúde informa a morte de mais 7 pessoas por H3N2 nas últimas 24h

O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (18) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) revela a morte de mais sete pessoas nas últimas 24 horas pelo vírus influenza H3N2, variante Darwin, e, com isso, o total de óbitos no Estado subiu para 35.

Os novos óbitos por H3N2 incluem um homem de 20 anos de idade de Corumbá (MS) e uma mulher de 104 anos de idade de Campo Grande (MS). As outras cinco vítimas são da Capital, de Bela Vista (MS), de Rio Verde (MS), de Camapuã (MS) e de Dourados (MS).

Nesta semana, também morreu uma menina de apenas 3 anos de idade, que era moradora de Campo Grande. Ela teria morrido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino. O caso chegou até a Polícia Civil, após a mãe levar a criança duas vezes na unidade com a menina passando mal.

A criança acabou sofrendo cinco paradas cardiorrespiratórias. O caso foi registrado pela Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) como morte a esclarecer. Após a morte, o corpo da menina foi encaminhado para exame de necropsia.

A mãe contou à Depca que, na última quarta-feira (12), a filha passou a reclamar de dores abdominais e a mulher levou a criança à unidade de saúde por volta das 15 horas. Foram feitos exames e ministrados medicamentos, mas na madrugada de quinta a menina voltou a passar mal.

As outras mortes são de uma mulher de 36 anos, de Aquidauana (MS), uma mulher de 89 anos, de Campo Grande (MS), um homem de 92 anos, de Paranaíba (MS), uma mulher de 87 anos, de Coxim (MS), e uma mulher de 88 anos, de Rio Verde (MS), sendo que todos tinham algum tipo de comorbidade.

Desde dezembro de 2021, o Estado tem passado por surtos de casos gripais – em parte, a disseminação da variante Darwin, da H3N2, é a principal hipótese do crescimento.