Secretaria Estadual de Saúde confirma suspeita de varíola do macaco em homem de 41 anos

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou o 4º caso suspeito de varíola do macaco (Monkeypox) em Mato Grosso do Sul. Trata-se de um homem de 41 anos, morador de Campo Grande (MS), que viajou recentemente para São Paulo (SP), onde já foram notificados 98 casos da doença. Conforme a SES, o paciente apresentou sintomas como febre, ínguas, feridas na pele e na genitália. A doença se manifestou no dia 29 de junho, 10 dias após ele retornar do Estado vizinho.

 

Até o momento, Mato Grosso do Sul notificou 4 casos da doença, sendo três descartados e um em investigação. No total, em todo Brasil, já foram registrados 142 casos confirmados da doença viral causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Vírus). De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria dos casos é do Estado de São Paulo. O caso suspeito da criança de 2 anos, moradora de Londres, no Reino Unido, que veio para Campo Grande e apresentou sintomas da doença foi descartado.

 

A OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) informa que a doença é transmitida, principalmente, por contato direto ou indireto com sangue, fluídos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. A transmissão secundária ou de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou lesões na pele de uma pessoa infectada, ou com objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão. A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias. Não há evidência de que o vírus seja transmitido por via sexual.