Secretaria de Saúde revela que 95% das mortes e internações por Covid-19 não se vacinaram

Levantamento da SES (Secretaria Estadual de Saúde) revela que 95% das mortes e internações ocorridas devido à Covid-19 em Mato Grosso do Sul são de pessoas que não tomaram vacina ou estavam com a imunização incompleta. Os dados têm como base resultados de estudos nacionais e internacionais

A SES ainda está trabalhando no levantamento concreto de dados que relacionam o número de novas mortes e internações com a falta de vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Para o titular da pasta, Geraldo Resende, a maioria que está parando no hospital com complicações ou morrendo por Covid-19 não tem esquema vacinal completo.

Ele lamenta o atual cenário epidemiológico do Estado, que poderia ser diferente se todos tivessem optado pela imunização. Um caso recente de óbito em Campo Grande de um paciente que não tinha nenhuma comorbidade e morreu de Covid porque não tomou nenhuma das doses da vacina.

Apesar de representar o cenário nacional, o quantitativo de 95% de óbitos entre não vacinados também foi relatado pelo próprio presidente do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, em live realizada na última segunda-feira, reforçando que a vacinação é fundamental nesse processo atual.

Conforme boletim epidemiológico divulgado pela SES, nos 12 primeiros dias de 2022, 17 pessoas morreram por conta da Covid-19 no Estado, enquanto em 2020, no mesmo período, a doença fez 109 vítimas. Os dados, por si só, demonstram a efetividade da vacinação em massa, que está próximo de completar um ano. Com informações do site Campo Grande News