Saúde registra mais 7 casos de varíola dos macacos e número de infectados chega a 33 em MS

O boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou mais sete casos de varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul e, com isso, o número de doentes com a doença sobe para 33 no Estado, dos quais 19 estão com o vírus ativo e 14 já se curaram. Os sete novos casos confirmados são de Campo Grande, Aquidauana e Três Lagoas.

Segundo a SES, em Campo Grande, cinco homens com idades entre 19 e 60 anos foram confirmados com a doença, enquanto em Aquidauana foi um rapaz de 19 anos e, em Três Lagoas, um homem de 32 anos. Além dos 33 casos confirmados, outros 68 estão em análise.

A maioria dos casos – 50 – é na Capital, enquanto os outros casos prováveis estão em Aquidauana, com quatro, incluindo uma criança de apenas um ano, do sexo feminino, um menino de 4 anos e outra mulher de 40 anos, Três Lagoas, Dourados, Ponta Porã, Itaquiraí, Aparecida do Taboado e Costa Rica.

Entre os sintomas, 94,7% dos pacientes tiveram feridas na pele, 73,7% alucinações, 68,4% febre súbita e 52,6% dor de cabeça. Dos infectados com a monkeypox no Estado, 40% têm entre 20 e 29 anos e 91,9% são homens. O boletim da SES também detalha que na maioria dos casos a infecção ocorreu por meio de contato sexual.