Saúde confirma mais 4 novos casos e Estado já soma 16 pacientes com varíola dos macacos

O boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou mais quatro novos casos de varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul, ampliando para um total de 16 pessoas infectadas com a doença. Dos quatro novos casos, três são de Campo Grande, todos do sexo masculino, de 27, 31 e 47 anos de idade, e um de Costa Rica, também homem, de 61 anos.

 

Campo Grande soma 11 casos confirmados da doença, enquanto esse é o primeiro de Costa Rica. Dourados tem dois casos e Itaquiraí e Aparecida do Taboado um caso confirmado cada. Conforme o boletim da SES, 31 notificações já foram descartadas e outras 28 ainda são consideradas suspeitas.

 

O vírus, embora seja conhecido por causar a “varíola dos macacos”, infecta roedores na África e os macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o ser humano. A SES criou o COE (Centro de Operações de Emergência), em caráter de urgência, para enfrentamento da varíola dos macacos.

 

O Centro visa definir as estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências em saúde pública no âmbito estadual. Atuam em conjunto o Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena).