Quer mamata! Preso e condenado por matar boliviano, delegado “xerifão” quer mudar de cela

Delegado foi preso durante operação do Garras (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
O delegado da Polícia Civil Fernando Araújo da Cruz, que foi condenado à perda do cargo e a mais de 20 anos de reclusão pelo assassinato do pecuarista boliviano Alfredo Rangel Weber dentro de uma ambulância a caminho de hospital em Corumbá (MS) no dia 23 de fevereiro de 2019, pediu transferência do Centro de Triagem Anísio Lima, localizado no complexo penitenciário de Campo Grande, para ser levado de volta para uma cela da 3ª Delegacia de Polícia Civil.

O pedido será julgado pela 3ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e a defesa alega que a cela em que ele se encontra, apesar de especial, não fica em uma prisão especial e que o processo do homicídio não transitou em julgado. Neste sentido, sustenta que como autoridade policial no exercício de suas funções, deve ser recolhido em unidade prisional própria para este fim ou “sala especial da repartição em que sirva”, referindo-se neste segundo caso às dependências da Polícia Civil.

A defesa explicou que ele estava na 3ª Delegacia, quando foi solicitada abertura de vagas à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Assim, ele acabou transferido para o Centro de Triagem, juntamente com o delegado Eder Oliveira Moraes, condenado por tráfico e estupro. Fernando Araújo chegou a pedir transferência à Vara de Execuções Penais, para que voltasse à 3ª DP, mas teve o pedido negado, motivo pelo qual recorreu ao TJMS.