Procon revela que 70,2% dos consumidores da Capital vão dar presentes no Dia das Crianças

Pesquisa do Procon, realizada nos dias 3 e 5 de outubro, com 362 entrevistados, sobre a intenção de compra para o Dia das Crianças, constatou que 70,2% dos consumidores campo-grandenses vão presentear na data, celebrada na próxima quinta-feira (12).

Além disso, dos pesquisados, 19,6% não irão presentear e 10,2% ainda não decidiram referente a compra dos presentes. O questionário foi composto por dez questões de múltipla escolha, sendo que algumas questões obtiveram duas ou mais respostas.

Entre as opções, as crianças que serão presenteadas na maioria são os filhos dos entrevistados com percentual de 35,7%, seguida por sobrinho (a), com 19,4%, neto (a), com 18,3%, afilhado (a), com 13,6%, enteado (a), com 9,6 %, e outros (as), com 3,4%.

A maioria dos consumidores, 65,9%, notou um aumento nos preços dos presentes pretendidos, enquanto 34,1% consideram que os preços não estão mais caros.

Sobre os valores a serem investidos, o total de 53,2% dos consumidores afirmou que irão gastar entre R$ 100,00 a R$ 200,00 com o presente, 30,6% irão gastar até R$ 100,00, 10,9% gastarão entre R$ 200,00 a R$ 500,00 e 5,3% gastarão mais de R$ 500,00.

Conforme a preferência dos consumidores, as compras serão feitas nos seguintes locais: internet – 27,6%; comércio popular e shopping – 22,4%; lojas de rua/bairro – 16,1%; o total de 11,5% informou a opção não sei/não decidiu.

Em busca de melhores preços, o total de 68,1% dos consumidores realizou pesquisa de preço, 21,1% ainda não decidiu sobre a pesquisa de preço e 10,8% não fará a pesquisa.

Ainda segundo a pesquisa, percebe-se que 58,5% dos consumidores vão optar pelo pagamento à vista e 41,5% no pagamento parcelado. Percebe-se que o consumidor está cauteloso com o endividamento, tanto é que, mesmo com um pequeno percentual de diferença, o sentimento de comprar à vista supera a compra parcelada.

O Procon ressalta a importância de se orientar no ato da compra, cada loja tem uma política diferente e o estabelecimento não tem obrigação de trocar o produto que não apresente defeitos. É importante verificar a embalagem, integridade do item e sempre guardar a nota fiscal, que é o comprovante de compra.