Procon interdita as empresas HE Invest e CM Invest por venderem consórcio irregularmente

A equipe do Procon, em parceria com policiais civis da Decon/MS (Delegacia Especializada do Consumidor de Mato Grosso do Sul) e representantes do Creci/MS (Conselho Estadual de Corretores de Imóveis), interditou as empresas HE Invest e CM Invest, ambas em Campo Grande (MS), pelo exercício de atividades financeiras sem o devido credenciamento.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, as duas empresas, inclusive, funcionavam em endereços diferentes dos quais constavam nos seus respectivos CNPJs. As sedes da HE Invest e da CM Invest estavam registradas como sendo na Rua Doutor Arthur Jorge, mas funcionavam na Rua Abrão Júlio Rahe, onde foi constatada a inexistência de Alvará de Localização e Funcionamento.

Apesar de a atividade principal ser a venda de consórcios, as duas empresas autuadas não tinham a autorização necessária expedida pelo Banco Central. Os responsáveis afirmaram que atuavam em parceria com a Agili Consórcios Ltda., que tem autorização para este tipo de serviço, mas ficou constata pela documentação apresentada que não existe vínculo entre tais empresas.

Outro ponto que torna ainda mais irregulares os serviços é a prática de publicidade enganosa veiculada no Facebook dos funcionários, uma vez que há divulgação de financiamento de bens, quando na realidade se trata de venda de consórcios não podendo ter entrega imediata daquilo que o consumidor julga ter adquirido.

As empresas alvo de fiscalização foram “lacradas” e não poderão exercer atividades até que se regularizem e apresentem documentos comprobatórios no Procon. Ressalte-se que, se sentindo prejudicados pelas empresas irregulares, pelo menos quatro vítimas apresentaram Boletim de Ocorrência na Delegacia do Consumidor.

Vai vendo!!!