PRF faz em Mato Grosso do Sul a maior apreensão de maconha no ano no Brasil

 A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu, no sábado (11), na região de fronteira com o Paraguai, entre os municípios de Ponta Porã e Antônio João, 16,1 toneladas de maconha. Trata-se da maior apreensão da droga do ano no Brasil.

Segundo a PRF, durante a abordagem de uma carreta carregada com soja, o motorista apresentou informações desencontradas e nota fiscal que despertou suspeita nos policiais. Diante da situação, uma revista minuciosa foi realizada no veículo.

Em meio a carga de soja, foram encontrados diversos fardos de maconha, que totalizaram 16,1 toneladas. Conforme a PRF, o valor estimado da maconha ultrapassa R$ 34 milhões.

O motorista foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal, onde foi autuado por tráfico de drogas. Não foi informado quanto ele receberia pelo transporte e qual seria o destino final da droga.

Polícia Federal

Apesar desta apreensão ser o recorde do ano no País de maconha apreendida pela PRF, no ano, o recorde do ano é de 19 toneladas de maconha, retidas em janeiro pela Polícia Federal na divisa entre Mato Grosso do Sul e o Paraná.

No dia 26 de janeiro, em uma perseguição que começou no Sul de Mato Grosso do Sul e foi concluída no Oeste do Paraná, foi encontrada grande quantidade da droga em uma carreta, que também estava carregada de soja.

A carga começou a ser monitorada pelos agentes federais de Ponta Porã (MS), na fronteira do Paraguai, de onde ela saiu. A abordagem, porém, ocorreu depois que o caminhão atravessou a divisa com o Paraná, na cidade de Guaíra.

A maconha tinha a cidade de Canoas (RS), na Grande Porto Alegre, como destino. Apesar de a maconha ter pedido espaço entre os traficantes que atuam na fronteira de Mato Grosso do Sul, a carga é expressiva: está entre as dez maiores apreensões da história. O motorista, de 51 anos, foi preso e disse que receberia R$ 200 mil pelo transporte.