Preso sargento PM condenado por usar carro do Proerd para viajar de férias

O sargento PM Leonel Júlio da Cunha, condenado por crime de peculato por usar para fins particulares um veículo oficial do Proerd (Programa de Educação e Resistência às Drogas e Violência) na região de Nova Andradina (MS), foi preso ontem (1º) na cidade onde está lotado para cumprir pena de 4 anos e 6 meses de reclusão em regime inicial semiaberto, podendo recorrer em liberdade. O policial militar já foi encaminhado ao Presídio Militar, em Campo Grande, onde passará a cumprir a pena.

Conforme denúncia oferecida pelo MPE (Ministério Público Estadual), no dia 22 de novembro de 2016 o Poder Judiciário da Comarca de Ivinhema acautelou um Citröen C5 EX20 para uso junto ao Proerd de Nova Andradina. Em junho de 2017, o comando do 8ª Batalhão da PM repassou o automóvel ao sargento, que era coordenador do programa. Naquele mesmo ano, o militar desenvolveu o projeto em três escolas da cidade, porém, no ano seguinte, atuou em apenas uma escola e mesmo assim fazia uso constante do carro, inclusive com abastecimentos diários na conta do Estado.

Em 2019, ele não iniciou o programa em nenhuma instituição de ensino, mas seguiu em posse do veículo. O detalhe é que os superiores não foram informados de que o programa não estava em andamento. Ele sabia que, caso descobrissem, tirariam o veículo dele. Neste sentido, a denúncia afirma que ficou ainda mais evidente a partir deste ponto que o sargento usufruiu do bem para interesses próprios.

O caso só foi descoberto quando o comando, durante visita a escolas da cidade, descobriu que o projeto não tinha sido implantado em nenhuma unidade. Há registros de abastecimento do Citröen com cartão do Estado em outras cidades, enquanto o sargento estava de férias. Para tentar acobertar a farsa, chegou a inserir informações falsas em relatórios. Porém, foi descoberto, indiciado e denunciado. Leonel Júlio da Cunha acabou condenado e o caso transitou em julgado. Com informações do site Midiamax