Preocupação! MS registra 3 casos de hepatite aguda misteriosa em crianças e adolescentes

Mato Grosso do Sul registrou três casos da hepatite aguda misteriosa que atinge o mundo e é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como severa e seu contato direto com os outros vírus da hepatite. Além disso, dos casos mundiais reportados em 20 países, 10% precisaram do transplante de fígado.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que já investiga esses dois casos de hepatite aguda misteriosa, sendo um caso de Campo Grande, de uma adolescente de 14 anos, e outro em Ponta Porã, de um adolescente de 16 anos.

Em alerta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que, no caso em investigação da adolescente da Capital, já foram feitos exames de hepatite A, B e C, Covid-19, influenza, dengue, zika, chikungunya e febre amarela, e todos deram negativo.

Como a doença ainda é misteriosa, a secretaria emitiu no dia 12 de maio uma Comunicação de Risco – Hepatite Aguda Grave de Etiologia Desconhecida, e realizou uma webconferência com os 79 municípios sobre eventuais casos prováveis no Estado.

O documento de dez páginas fala sobre a definição de casos, sobre o possível contato com caso suspeito desde o dia 20 de abril de 2022 e sobre os sintomas mais comuns. Qualquer caso de hepatite aguda de etiologia desconhecida deve ser notificado à SES.

Segundo o guia, os principais sintomas de hepatite aguda são: mialgia, náusea,vômito, letargia, fadiga, febre, dor abdominal, diarreia, icterícia. Em casos graves, insuficiência hepática aguda com encefalopatia.

Já os sinais e sintomas de hepatite fulminante são: insuficiência hepática aguda, caracterizada pelo surgimento de icterícia, coagulopatia e encefalopatia hepática em um intervalo de até oito semanas.

A fisiopatologia está relacionada à degeneração e à necrose maciça dos hepatócitos. O quadro neurológico progride para o coma ao longo de poucos dias após a apresentação inicial. Em nota, a Sesau afirmou que a adolescente segue internada no Hospital Regional e que seu estado de saúde é considerado estável.